Google+

Slider

Videos

Técnicas

Dicas

Filosofia Marcial

Curiosidades

» » » » » » » » Os 6 Tipos de Alongamento para Aumentar a Flexibilidade nas Artes Marciais

A maioria das atividades requer um nível de flexibilidade moderado,
nas artes marciais isso vai muito além. 
Na arte marcial a flexibilidade é algo crucial tanto no seu desempenho quanto na prevenção de acidentes e lesões.
Este artigo te dará uma introdução básica dos tipos de informação e treinamento que os artistas marciais profissionais usam.

Alongar-se corretamente irá aumentar sua flexibilidade, mas se feito incorretamente pode, na verdade, causar mais dano do que benefícios. É importante lembrar que grande parte das lesões no mundo do esporte são causadas por problemas de flexibilidade.
(por isso antes de começar a treinar tenha a orientação correta -> Saiba mais...)


Nós ouvimos o tempo todo nas noticias: 

“Atleta “tal” sai do campo sentindo fortes dores na virilha e chorando muito, os médicos não tem certeza se ele poderá jogar novamente”


Até mesmo em comentários entre os amigos:

 “Meu tio foi ajudar a carregar um peso e sentiu algo nas costas...” Novamente a falta de flexibilidade é apontada como a responsável pela lesão.


Logo, pra conseguir mais flexibilidade precisamos aprender como alongar corretamente.
Para ter mais eficiência em seus treinos acesse nosso Podcast

" 7 Dicas Para Melhorar a Sua Flexibilidade"
 O ponto fundamental em relação as técnicas de alongamento é que elas podem ser tanto dinâmicas (envolvendo movimento) quanto estáticas (as que não envolvem movimento). Os seis principais tipos de alongamento estão listados e descritos abaixo.


MELHORANDO A FLEXIBILIDADE PARA AS ARTES MARCIAIS
Primeiro iniciemos explicando os diferentes métodos de alongamento:


Consiste em usar o movimento do seu corpo para alongar além da zona normal de conforto. Alongamento balístico envolve balançar até o limite do seu alongamento natural e usar o peso do corpo para forçar-se além desse limite.

Um exemplo de alongamento balístico é quando você balança de cima pra baixo sobre seus dedos dobrando os joelhos e alongando ao limite, então estirando pra subir de volta. Em geral alongamento balístico não é considerado benéfico e pode decrescer sua flexibilidade por não permitir que seus músculos alonguem ou relaxem devidamente.

Ou seja, exercícios que forçam a musculatura trazem mais prejuízos do que benefícios.




Este envolve mover o corpo e membros enquanto gradualmente aumenta tanto velocidade quando distância de cada movimento. Por ir forçando os limites de distância, você usa o aquecimento dos músculos para gradual e gentilmente aumentar a distancia desses movimentos. Alongamento dinâmico deve somente ser usado até o músculo começar a se cansar, músculos cansados ou sobrecarregados não são capazes de manter o máximo alongamento e o resultado será menos flexibilidade.

Um artista marcial quando usando do alongamento dinâmico para aumentar flexibilidade pode executar técnicas como chute, iniciando com um chute baixo, subindo um pouco a altura a cada chute.

Este tipo envolve assumir uma pose e segurá-la usando nada além da força de seus músculos. Verdadeiras poses de alongamento ativo podem usualmente ser mantidas apenas de 8 a 10 segundos. A tensão dos músculos trabalhando em manter a pose os permite alongar. Alongamento ativo é comum em várias formas de Yoga e Kung Fu.

Assista há entrevista com o Professor de Kung Fu Leandro Vargas que gravamos em nosso canal falando exatamente sobre a flexibilidade, com certeza tem ótimas dicas nessa entrevista!
Também chamado de relaxado ou estático, este envolve assumir uma pose e mantê-la com ajuda de outra parte do corpo, a ajuda de um parceiro ou algum aparato. Em termos de artistas marciais usando esse tipo de treino de flexibilidade, esse exemplo deve fazer sentido: O artista marcial deve começar a alongar o músculo movendo seus membros juntos com algum equipamento ou o peso do próprio corpo, contudo ao segurar a posição de alongar o músculo, o músculo sendo alongado estará relaxado.

Alongamentos relaxados e vagarosos como este podem ser úteis para aliviar dores em músculos sobrecarregados e também são muito bons como relaxantes após um treinamento para prevenir fadiga muscular e dores.
Este tipo de alongamento é também um alongamento estático por não envolver movimento de fato. Ao invés disso usa a flexibilidade dos músculos para alongar e estendê-los. Este tipo de alongamento é um dos meios mais rápidos de aumentar flexibilidade e força dos músculos flexionados.
Uma maneira comum de executar exercícios isométricos é aplicar resistência manualmente usando seus próprios membros.

Um exemplo seria segurar os dedos dos pés enquanto tenta forçar os pés pra frente usando as panturrilhas, ou pressionando contra a parede mesmo sabendo que não pode movê-la. Outro bom exemplo é quando você coloca as palmas das mãos juntas e pressiona criando flexão e alongamento dos músculos dos braços e peitos.
Este é atualmente considerado o mais rápido e efetivo meio de ganhar flexibilidade. FNP é um acrônimo para Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. Esta, na verdade, não é uma forma de alongamento em si mas um método de combinar alongamento passivo e isométrico para adquirir o máximo de benefícios.
FNP foi originalmente criado para ajudar vitimas de lesões mas funciona também em qualquer um tentando aumentar mobilidade.
Segue um meio de usar FNP, esta técnica é chamada segura-relaxa: Nesta técnica comece alongando passivamente o músculo que você quer trabalhar então isométricamente contraia o músculo por 7 a 15 segundos, relaxe por alguns segundos e então alongue passivamente o músculo um pouco mais do que no primeiro alongamento. Este ultimo alongamento passivo deve ser mantido por 15 a 20 segundos, depois que você soltar, pause por alguns segundos e continue.

Veja a entrevista com o Profº Leandro Vargas ,falando exclusivamente sobre Flexibilidade


Finalizando

Se você não tem uma boa flexibilidade e sente dificuldade na hora de alongar pode estar cometendo alguns dos erros mais comuns entre os artistas marciais, para ter uma orientação de como alongar recomendo que escute nosso PODCAST " 7 Dicas para Melhorar a Sua Flexibilidade" Acesse Agora!
nele falo melhor sobre os principais quesitos para um bom treinamento de flexibilidade.

Espero ter ajudado , bons treinos!
Saudações :D

Prof. Joel Correia


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

7 comentários:

  1. Perfeito! Vou começar alongar da forma certa agora. Sem dor. Obrigado Prof. Joel Correia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Como faz para acessar" 7 Dicas para Melhorar a Sua Flexibilidade" pelo celular?

    ResponderExcluir
  4. Como faz para acessar" 7 Dicas para Melhorar a Sua Flexibilidade" pelo celular?

    ResponderExcluir
  5. Como faz para acessar" 7 Dicas para Melhorar a Sua Flexibilidade" pelo celular?

    ResponderExcluir
  6. Como faz para acessar" 7 Dicas para Melhorar a Sua Flexibilidade" pelo celular?

    ResponderExcluir
  7. Professor, o link para o podcast não está funcionando.

    ResponderExcluir